segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Aldeia Nhamandu Mirim recebe Torneio Esportivo e Festividade A União Faz a Força, em Peruíbe

Evento terá atividades esportivas e culturais de tradição indígena.

Peruíbe  -  Com o apoio da Prefeitura de Peruíbe, através do Departamento de Esporte e Lazer, a Aldeia Nhamandu Mirim, localizada na Estância Santa Cruz, Terra Indígena Piaçaguera, estará realizando nos dias 11 e 12 de novembro, o Torneio e Festividade A União faz a Força. Acontecerá o torneio esportivo e manifestações culturais de tradição indígena com a participação de outras dez aldeias indígenas de São Paulo, Litoral e Vale do Ribeira.

A iniciativa da Prefeitura de Peruíbe faz parte do interesse em apoiar todas as atividades esportivas que aconteçam na cidade. “O cacique Domingos procurou o Departamento de Esporte e Lazer solicitando apoio para realizar o evento no que foi prontamente atendido. É uma comunidade tradicional em nossa cidade e não poderíamos deixar de dar a nossa contribuição”, declarou Washington Luiz Jesus dos Reis, diretor de Esporte e Lazer de Peruíbe.

Além da Aldeia Nhamandu Mirim, de Peruíbe, estarão participando durante os dois dias de atividades as seguintes aldeias: Krukutu, Jaraguá, Barragem e Boa Vista de São Paulo; Aguapeu, Rio Branco, Ita Oca, Silveira, Miracatu e Piaçaguera, todas da região do Litoral e Vale do Ribeira.

A programação prevê para o dia 11, das 7:00 às 8:30h, café da manhã; 9:00h, abertura cultural com a entrada da bandeira do Brasil, roda de confraternização de todas as aldeias com benção do txeramõe e canto coletivo musical. Haverá em seguida, falas do cacique e líderes.

A abertura do torneio acontece com guerreiras da aldeia Nhamandú disputando o Cabo de Guerra. O sorteio das chaves e inicio dos torneios masculino e feminino de futebol serão realizados ainda entes do almoço, previsto para o horário das 12 às 13 horas.

Às 13:30h acontece o torneio de arqueiros do Nhamandú Miriim, assim como a continuação da primeira fase do torneio de futebol e na seqüência homenagens diversas. Uma programação cultural acontece após o jantar, às 19:30h com apresentação do DVD Fortalecendo as raízes culturais Aldeia Nhamandú Mirim e se estende com fogueira, apresentações artísticas e baile dançante até à meia noite. Durante a festividade, mais agradecimentos, anúncios, DVD, slides de fotos da aldeia Nhamandu.


A programação do dia 12, começa com o café da manhã, seguida da apresentação do Cabo de Guerra masculino - guerreiros do Nhamandú Mirĩ. A seqüência traz uma Roda de Confraternização com a música Imagem da Selva. Será observado após a fala do cacique, 1  minuto de silêncio em homenagem aos grandes líderes que fizeram parte das grandes conquistas  do povo local. Ainda pela manhã, a final do torneio de futebol masculino e feminino.

HUKA HUKA E PREMIAÇÃO  -  Após o almoço, às 13:30h, acontece a reabertura do torneio apresentação Huka-Huka masculino com a Aldeia Nhamandu Mirĩ. A luta corporal dos povos indígenas do Xingu e dos índios Bakairi, de Mato Grosso, o Huka Huka, inicia com os atletas ajoelhados. Começa quando o dono da luta, um homem chefe, caminha até o centro da arena de luta e chama os adversários pelo nome. Os lutadores se ajoelham girando em circulo anti-horário frente ao oponente, até se entreolharem e se agarrarem, tentando levantar o adversário e derrubá-lo ao chão. Os Karajá do Tocantins já possuem outro estilo, pois os atletas iniciam a luta em pé, se agarrando pela cintura, até que um consiga derrubar o outro ao chão. O atleta vencedor abre os braços e dança em volta do oponente, cantando e imitando uma ave. Os Gavião Parakateyê, PA, e os Tapirapé e Xavante de Mato Grosso, têm certa semelhança no desenvolvimento das lutas com os Karaja. Não existe um juiz tradicional para essa modalidade, e sim um observado/orientador indígena que seria chamado de dono da luta, cabendo aos atletas, reconhecer a derrota, vitória ou empate. Não há prêmio para o vencedor da luta em todas etnias praticante deste esporte. Há reconhecimento e respeito.

Este grande evento que acontecerá em Peruíbe se encerra com premiação das competições e manifestações e com o repartir de um bolo de aniversário pelos três anos da Aldeia.

Equipe masculina de futebol da Aldeia Nhamandu Mirim


Por: Washington Luiz Jesus dos Reis

Nenhum comentário:

Postar um comentário